Avis de recrutement : PAM recrute un.e Chargé.e de programme – Alimentation scolaire en Guinée-Bissau.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Executar políticas especializadas e/ou padronizadas e relacionadas com processos e atividades do para apoiar a prestação eficaz de pacotes de assistência. Coordenar e tornar eficientes as principais atividades de seguimento e avaliação do escritório do PAM, com especial atenção às atividades relacionadas com as cantinas escolares.
SUPERVISÃO
O Assistente de Programa de Cantinas Escolares reporta diretamente ao Oficial de Políticas do Programa, sob a supervisão direta do Chefe de Programa para garantir a eficacia na realizacao das atividades de Cantinas Escolares na Guiné-Bissau, o que inclui representar o PAM em diferentes forums de discussoes de documentos de estratégia nacional, em colaboração com o governo e contribuir para a melhoria do sistema de ensino na Guiné Bissau.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES (não exaustivas e dentro da autoridade delegada):
- Desempenhar processos e atividades especializados e/ou padronizados nesta área especifica de trabalho, apoiando o alinhamento com orientações e políticas de programa mais vastos.
- Prestar apoio na gestão de projeto e/ou escritório seguindo metas estabelecidas, políticas e procedimentos do PAM.
- Recolher informações/dados e apoiar na análise e preparação dos relatórios (ex. necessidades de assistência alimentar, utilização de recursos, estado do programa, desempenho) para apoiar a tomadas de decisão operacional.
- Efetuar um registo preciso e atempado dos dados dentro da área técnica específica de trabalho (por exemplo segurança alimentar e avaliações de vulnerabilidade) seguindo as normas directrizes do PAM.
- Trabalhar e trocar informações com homólogos internos para apoiar uma colaboração, implementação e seguimento efetivos das atividades de projetos.
- Apoiar a comunicação e atividades com parceiros locais, agências, ONGs e instituições do Governo.
- Atuar como ponto de contacto para a resolução de consultas de operações gerais sempre que necessário.
- Seguir praticas padrão de preparação para emergências de forma a garantir que o PAM é capaz de responder rapidamente e de transferir os recursos necessários para as áreas afetadas logo no início da crise.
- Assistir na recolha, introdução, tratamento e análise de dados relativos à execução da assistência alimentar do PAM em colaboração com os seus parceiros.
- Administrar e atualizar as plataformas de planificação, execução e seguimento do Programa (COMET, HAND e outros), prestando assistência técnica adequada aos utilizadores.
- Prestar assistência na reconciliação mensal dos dados de distribuição com base nas informações de transferências de géneros produzidas pela logística.
- Assistir a produção e partilha de relatórios de performance pertinentes para a tomada de decisão, reflexão e execução estratégica do programa país do PAM (relatórios mensais e trimestrais de S&A, SITREPS, SPRs, relatórios temáticos, relatórios aos doadores e outros relatórios).
- Apoiar o desenvolvimento, atualização e implementação de instrumentos de seguimento (questionários adaptáveis a tecnologias móveis de recolha, guiões de entrevistas, bases de dados, outros) adaptados às necessidades do Programa e em conformidade com os padrões mínimos em matéria de seguimento e avaliação do PAM
- Preparação de planos de distribuição de géneros.
- Aplicar os instrumentos de seguimento que permitem a supervisão da execução eficaz dos processos da transferência e distribuição da assistência alimentar (em géneros, dinheiro e/ou senhas de alimentação).
- Propor melhorias nos processos e procedimentos de seguimento dos programas de assistência alimentar.
- Participar em ações de reforço de capacidades em matéria de seguimento e avaliação do pessoal do PAM e respetivos parceiros.
- Executar todas as tarefas atribuídas pelo supervisor.
QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA NECESSÁRIAS:
Educação:
- Diploma/Certificado de estudos superiores em Ciências Sociais, Ciências da Educação, Gestão, é uma vantagem.
Experiência:
- Ter pelo menos 5 anos de experiências de trabalho no domínio da educação e/ou gestão;
- Ter experiência na implementação de projetos e programas de desenvolvimento;
- Experiência em desenvolvimento comunitário;
- Estar familiarizado com o estilo de comunicação técnica (ex. nutrição, VAM, etc.);
- Ter observado/participado em discussões de políticas na área da educação, ou da agricultura, ou do desenvolvimento rural.
Conhecimentos gerais e competências:
- Conhecimento do sistema educativo guineense e os conceitos de nutrição e de segurança alimentar é uma vantagem;
- Conhecimento dos princípios de trabalho das entidades do sistema das Nações Unidas entre elas e, com as instituições estatais e instituições não estatais é uma vantagem;
- Ter um bom conhecimento dos instrumentos informáticos e, em particular, dos programas seguintes: Excel, Word, PowerPoint, Access, SPSS, na perspetiva do seguimento e avaliação;
- Conhecimentos sobre o ciclo de projeto.
Línguas:
- Fluência (nível C) em português (idioma do país de trabalho);
- Nível intermediário (nível B) de francês ou inglês;
- O conhecimento das línguas locais é uma vantagem.
Apply now
Envie a sua candidatura até ao dia 5 de maio de 2023.